
Leitura e escrita

Artes em língua portuguesa


Leitura e escrita
A Casa do Brasil em Florença, a comunidade brasileira de Florença e Toscânia, reunida e organizada com o apoio da "Associazione Piazza San Donato", leva adiante desde 2014 um projeto de transmissão da língua e cultura de herança brasileira às crianças nascidas na Italia, ou que chegaram do Brasil por motivos adotivos, migratórios ou simplesmente filhos e filhas de casais ítalo-brasileiros.
Tal projeto se orienta a partir de uma exigência de manutenção da língua e das tradições culturais brasileiras, favorece ao bilinguismo e ao biculturalismo desde os primeiros anos de vida da criança, permitindo a imediata integração no momento de visita ao país dos pais, mães ou avós, ao mesmo tempo que garante a valorização social da família, através de novas relações, conhecimentos e também integração na sociedade que acolhe.
O objetivo de unir a comunidade em torno da difusão da lingua e da cultura brasileira tem como foco essencial, desde a sua fundação, o projeto de ensino do Português como Língua de Herança.
Mas como não somos uma ilha - pelo contrário, desejamos criar pontes - o objetivo com a educação bilíngue e bicultural nos impele a apoiar outras associações e iniciativas que tenham propósitos idênticos, entre eles o de difundir e promover a cultura brasileira em suas diversas nuances, com a música, dança e afrobrasilidade. Ao criar pontes reconhecemos a nossa necessidade de avançar, de atraversar os mares e de unir ideias para o bem comum.
Encontros em português para crianças e adolescentes com atividades educativas e culturais ligadas ao ensino-aprendizagem do Português como Língua de Herança (POLH).
Ofercemos momentos de socialização em língua portuguesa, tais como leituras e contação de história, teatro, atividades lúdicas e escritas para incentivar o bilinguismo em casa.
Depoimentos
"A casa do Brasil em Florença foi fundamental no processo de ensino do português para minha filha, e claro reforçar em casa falando sempre o português com ela, fazendo ela ter contato cotidiano com nossos parentes no Brasil. O projeto tem estimulado sempre a leitura, assistir filmes e vídeos, e fazer brincadeiras na nossa língua".
Mariane Costa (mãe da Annalisa, 8 anos)
"A Casa do Brasil desenvolve um trabalho fundamental para as famílias bilíngues. Além dos encontros com as crianças na escola de português e dos eventos, é um ponto de apoio para que nós, pais, possamos nos conhecer, compartilhar experiências e lidar da melhor forma possível com a língua de herança em casa."
- Alida Nardi e Andrea Manetti, mãe e pai de Nicole (4 anos) e Maíra (2 anos).