top of page

Casa do Brasil em Florença

Somos um grupo de mães de ítalo-brasileiros, professoras e educadoras.
 

A língua não é somente um instrumento de comunicação, ela é construção social, e partindo desta visão, investir na aprendizagem da língua de herança é também investir na identidade linguística e étnica, ou seja, na própria identidade social, ainda que afetada pelas identidades locais e globais (GARCIA , 2010)

Evento teatral da Casa do Brasil em Florença.

Nossas educadoras  voluntárias

classes
Ana Luiza Oliveira de Souza.
Graduada em Letras, Mestre em Artes e Mídia, Doutoranda em Estudos Linguísticos. Mãe de um ítalo-brasileirinho bilíngue que foi a sua inspiração para estudar sobre o bilinguismo e sobre o POLH. Fundadora da Casa do Brasil em Florença. É professora de PLE e atua com o POLH desde 2014. Estuda sobre os aspectos cognitivos da aquisição bilíngue. 

Rita de Cássia dos Santos. Graduada em Licenciatura Plena em Educação física e pós-graduada em gerenciamento de projetos. Ultimamente tem se dedicado aos estudos sobre o ensino do Português como Língua de Herança, através da participação em Simpósios e cursos. É mãe de um ítalo-brasileiro bilíngue.

Silvana Souza Santos, mora na Itália desde 2007, é mãe de um ítalo-brasileiro, aluno da Casa do Brasil em Florença. Graduada  em Comunicação Social, Pós-graduada  em Marketing Socio Ambiental. Ultimamente tem se dedicado aos estudos sobre o ensino do Português como língua de herança e o ambiente bilíngue, sobre Metodologias ativas de aprendizagem e suas ramificações (ensino híbrido, sala de aula invertida, gamificacão e recursos  audiovisuais, ABP, etc).

Sarah Baia. Tem graduação e pós-graduação em psicologia, realizou formação complementar em didática do português como LH e LE. Atua e estuda sobre o desenvolvimento infantil, principalmente da faixa de 0 a 3 anos de idade, e da perinatalidade. Mãe de 2 ítalo-brasileirinhos bilíngues.

Heloisa Barbati

Heloisa Barbati
Graduada em Ciências Humanas pela Università degli Studi di Siena. Trabalhou como educadora no Comune de Florença em cooperativas e associações. Possui experiência na área de teatro.  
Mãe de uma ítalo-brasileirinha que frequenta assiduamente os encontros organizados pela Casa do Brasil.

Lucia Helena

Lúcia Helena Forte
Pedagoga / Orientadora Educacional, com especialização em Educação de Surdos e Educação Sexual. Atuou na educação de surdos e centros educacionais durante 5 anos em Porto Alegre/RS. Em Caxias do Sul, coordenou a escola de educação infantil do Sesc - Sesquinho, onde iniciou seus estudos sobre a Abordagem Pedagógica de Reggio-Emilia, e em 2015 fundou o Na Ponta do Lápis - Espaço da criança, na mesma cidade. Atualmente é palestrante e estudiosa das pedagogias Italianas. Desde 2020 reside na Itália e está vivenciando diversas experiências na imersão da cultura e da educação Italiana.

Ana Paula Santa Helena

Ana Paula Santa Helena
Na Itália desde 2022, é graduada em Psicologia, com especialização em comportamento animal. Mestre em comunicação humana, pesquisando aquisição da linguagem em crianças que crescem com cães como animais de estimação. Formada na Itália em Zooantropologia Diddatica, pelo SIUA (Istituto di formazione zooantropologica).

bottom of page